Estudo abrange bancos nacionais e internacionais e mostra quais as melhores soluções para o setor bancário brasileiro.

Com o objetivo de planejar a criação de um Internet Banking com as melhores práticas de usabilidade, arquitetura da informação com foco no usuário, alta performace e segurança, a Ginane, empresa especializada em soluções para interação do mercado financeiro em canais eletrônicos, realizou, em pareceria com a Volans, especialista em soluções técnicas, segurança e performance para Internet Banking, um relatório para identificar e desenvolver novas funcionalidades que mais se adequam ao mercado brasileiro.

Para alcançar bons resultados com um estudo amplo, as duas empresas alocaram profissionais durante o ano de 2012, que pesquisaram mais de cem funcionalidades avaliadas nos quesitos técnicos, negócios e usabilidade, todas testadas em dispositivos móveis e desktops, em mais de dez bancos nacionais e internacionais.

Na pesquisa, foram consideradas as métricas adequadas para o Internet Banking, que são a diminuição do tempo de realizações de transações, aumento do período em que o usuário passa em áreas de serviços e produtos, diminuição de e-mails recebidos com dúvidas a respeito de operações e consultas e o aumento da frequência de acesso à versão online do banco.

Os usuários de Internet Banking foram segmentados em três categorias: PMEs, Grandes Empresas e Clientes Globais. As principais necessidades do público identificadas foram: transferir volumes entre contas, enviar instruções sobre cobranças, emissão de DOCs, pagamentos simultâneos de contas para concessionárias de serviços e de fichas de compensação, verificação de saldo em conta corrente, obter extratos, consultar histórico deoperações efetuadas e cobranças, gerenciar diversas contas bancárias e retirar dúvidas sobre operações e consultas.

Após a conclusão, foram inseridas ao core business da Ginane e da Volans oito inovações que não existem no mercado nacional, dentre elas, a integração entre smartphone e desktop, para realizar pagamentos, e um gerenciador financeiro, onde a pessoa pode entrar e ver todo o histórico de operações efetuadas.

A Ginane e a Volans são especialistas no segmento financeiro e desenvolvem soluções inovadoras para diversas instituições financeiras sendo que a Volans é a mais de 10 anos parceira do Banco Santander. Recentemente, em um trabalho produzido para o Banco Fibra, a Ginane e a Volans lançaram o primeiro Internet Banking com design responsivo, ou seja, faz com que a página se ajuste a qualquer tipo de dispositivo em que for aberta.

Mais informações entre em contato conosco que teremos o maior prazer em lhe apresentar o trabalho completo.



Fonte: SEGS - http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=112671:ginane-realiza-pesquisa-de-usabilidade-para-internet-banking&catid=48:cat-info-ti&Itemid=329